-
Arquitetos: Lemoal Lemoal Architectes
- Área: 532 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Javier Callejas, Elodie Depuis
-
Fabricantes: Terreal
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno designado para o centro social e cultural da cidade era urbanisticamente isolado com uma localização longe do fluxo viário. Desde o início, isso representava um problema para a visibilidade e o acesso do projeto ao terreno. Para enfatizar o objetivo público dessa instalação, os arquitetos optaram por reorganizar o plano urbanístico, abrindo amplamente o terreno para a cidade, criando um vínculo entre o centro da cidade e o bairro residencial ao norte. O tráfego de pedestres é incentivado pela criação de uma nova praça pública.
Os arquitetos optaram por dividir sua proposta em dois volumes distintos. Essas construções em forma de L criaram a fronteira da nova praça pública em direção à qual suas entradas são orientadas permitindo a criação de um caminho que atravessa o terreno. Os dois edifícios praticamente idênticos ecoam o vocabulário da fazenda típica da Normandia. São uma interpretação contemporânea da solidez dessa construção arquetípica, com suas molduras de madeira otimizadas e expostas.
O revestimento contínuo de ladrilhos do chão ao teto é fruto de uma colaboração entre os arquitetos e a empresa especializada em terracota, Terreal. Juntos, eles visam fortalecer o fornecimento local de materiais como uma resposta concreta aos desafios ambientais que a arquitetura enfrenta atualmente. Este revestimento de azulejos foi fabricado em Bavent, muito perto de Cabourg. Assim, a Lemoal Lemoal une esse projeto à terra, incorporando em seu desenho o know-how e a produção local.
Localizado no lado norte do lote, o centro cultural contribui para a vida da cidade com sua biblioteca de mídia e jogos. O seu programa é organizado para melhorar a visibilidade das atividades que ocorrem lá. O edifício do centro social, projetado em relação simétrica com o centro cultural, segue o mesmo princípio organizacional. É diferenciado em sua ala mais longa por um corredor central, que separa as áreas de recepção, abertas para a praça, dos escritórios sociais do centro na parte posterior do edifício, garantindo uma presença mais discreta e maior privacidade. Essa proposta arquitetônica faz parte de uma abordagem mais ampla que a Lemoal Lemoal Architectes vem desenvolvendo em todos os seus projetos: design funcional, enraizado no terreno, que revela sua riqueza através da precisão dos detalhes de execução.